sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Um pouco sobre Karl Popper!

Karl Popper?Karl Popper nasceu em 1902 em Viena. Seu pai era doutor em direito e se interessava por filosofia. Ele e o amigo de Karl o influenciaram na curiosidade filosófica. No ano de 1918, Karl Popper ingressou na Universidade de Viena. Em 1919 e 1920, viveu numa república de estudantes, improvisada em uma parte de um hospital abandonado.
De início, Popper simpatizou com o comunismo, mas depois se voltou contra essa doutrina, por julgar Marx muito dogmático. Criticou a dialética marxista. Por sua vez, recebeu críticas negativas de Adomo. Entre 1922 e 1924 trabalhou como entalhador numa marcenaria. Em 1923 conseguiu a licenciatura. Ingressou no recém-formado instituto de Viena como assistente social, em 1925.
Popper começa estudar epistemologia, se interessando por essa área. A epistemologia é a teoria da ciência e tenta reagrupar em uma só doutrina a crítica do conhecimento científico. A filosofia das ciências e a história das ciências.
Fonte:
POPPER, Karl. A Lógica da Pesquisa Cientifica. Traduzido por Leonidas Hegenberg e Octanny Silveira da Mota. Editora Cultrix. São Paulo. 2002.

La Sociologia Politica de la Reforma Educativa Poder, Saber Y Escolarización


La Sociologia Politica de la Reforma Educativa Poder, Saber Y EscolarizaciónHá muito tempo os governantes já sabem que um povo educado, não somente no que diz respeito a educação de modo tradicional, mas também no aspecto intelectual é uma arma contra as mais variadas formas de tirania ou de poder totalitário.
Há algumas décadas os governos estão notando que o investimento em novas práticas docente, bem como uma melhor qualificação para o mesmo é algo de suma importância.
Tais atividades devem estar unidas a conceitos políticos sociais de base, bem como estruturais e elementares da atual contemporaneidade da sociedade latino americana,
Segundo Rogers apud. Barreiro (2000): ...descreve-se as três qualidades ou atitudes básicas de um facilitador da aprendizagem: começando primeiramente com o papel do professor, que deve ser uma pessoa autêntica, que não se sinta obrigada a representar uma imagem, uma fachada ou colocar uma máscara. Por outra parte, ter em direção de seus alunos uma atitude de aceitação, apreço e confiança. Por último, poder adotar uma disposição em direção à empatia.
Texto retirado do Trabalho da Faculdad Regional de Buenos Aires - Alumno msnd vinicius urataul